Creative Juice Expo Brasil - Concept artists de nível mundial em Curitiba

Em menos de um mês, Curitiba irá sediar um evento fantástico sobre concept art e a indústria do entretenimento, o Creative Juice Expo.

Mas qual é a proposta do evento?

Segundo o site oficial, "o verdadeiro objetivo do Creative Juice Expo é inspirar as pessoas a buscar suas próprias idéias como uma opção viável de ganhar a vida. Atualmente, parece que as únicas opções que as pessoas têm de ganhar dinheiro são: ir para a faculdade e arranjar um emprego. O Expo vai te colocar de frente com aqueles que atingiram sucesso através de suas próprias idéias e projetos. Escute suas histórias, seus fracassos e seus conselhos de como atingir isso para você também."

Veja uma descrição mais detalhada no vídeo abaixo (em inglês):

Na versão brasileira, serão dois palestrantes internacionais, Anthony Jones e Dan Luvisi, e um convidado especial, o brasileiro Mike Azevedo. Sobre o Mike, falamos bastante no blog em dois posts, um sobre sua arte e um sobre sua trajetória.

Arte de Mike Azevedo

Arte de Mike Azevedo

Quero aqui então apresentar quem são estes outros dois artistas, para aqueles que não conhecem, e qual a importância, na minha opinião, de participar deste evento.

Começando pelo Anthony Jones, seguem algumas informações retiradas do site do evento:

Dia 1 - 29 de Agosto - Anthony Jones
Anthony Jones tem sido um pioneiro dentro da indústria do entretenimento em sua busca por educar pessoas do mundo todo oferecendo conhecimento prático e sensível e ajudando em seu aperfeiçoamento. Sua palestra será sobre Design de Personagens para Artistas Conceituais (Concept Artists).
Ele abordará tópicos como anatomia prática, senso de design confiável, iluminação dramática e muito mais em suas 4 horas de palestra.
Algumas empresas para as quais ele já trabalhou: Blizzard, Sony Santa Monica, Paramount, Hasbro, Wizards of the Coast, Applibot, Roblox em vários projetos de jogos e filmes como God of War e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
Arte de Anthony Jones

Arte de Anthony Jones

Ele ficou muito conhecido também pela sua didática, desenvolvida através de experiências no seu próprio desenvolvimento artístico. Por ter começado relativamente tarde, ele teve que estruturar muito bem seus estudos de forma a tirar o máximo proveito de cada hora estudada, e ele garante que foram muitas, cerca de 10 a 12 horas por dia. Ele demonstra um pouco deste pensamento no vídeo How to Study, o mais popular de seu canal do youtube.

Mas ainda prefiro outro vídeo muito interessante que ele fez sobre a importância dos valores nas pinturas e sua relação com as cores. Segue o link:

Atualmente, Anthony Jones leciona cursos no formato mentorship, vende seus vídeos na plataforma Gumroad, que ele popularizou vendendo os primeiros vídeos educacionais de arte, e desenvolvendo seus próprios projetos.

O primeiro deles, Heaven´s Hell, financiado por uma campanha no Kickstarter, será lançado oficialmente na Amazon dia 15 de agosto. Você pode fazer um pre order do livro no link abaixo:

Heaven's Hell
$18.60
By Anthony Jones
Buy on Amazon

Ele também está utilizando suas técnicas de estudo para aprender a desenvolver jogos utilizando a engine Unreal. É impressionante como ele não para de aprender e evoluir!

Arte de Anthony Jones

Arte de Anthony Jones

Durante sua palestra no evento haverá também uma demonstração e uma sessão de perguntas & respostas.

Seguem alguns links interessantes para conhecer mais sobre seu trabalho:

Alguns outros vídeos também:

Agora sobre Dan Luvisi, seguem também as informações dadas pelo site do evento:

Dia 2 - 30 de Agosto - Dan Luvisi
Dan Luvisi é um dos criadores mais admirados da indústria do entretenimento, começando do zero, foi capaz de vender a sua história LMS para Hollywood e está trabalhando para si mesmo desde então. Ele irá falar de como cria imagens que as pessoas não conseguem recusar e acabam querendo saber mais sobre elas.
Ele abordará temas como estrutura de uma história, desafios de um pitching (vender uma idéia), criação de mundos e muito mais durante a sua palestra de 4 horas.
Algumas das empresas para as quais ele trabalhou: Microsoft, Fox, Paramount, Universal, Ignition, DC Comics, Dark Horse Comics.
Ambos os dias terão mais 2 horas para revisão dos portifólios e também 1 hora de Perguntas e Respostas. Se você comprar o ingresso “Premium Ticket” você terá um lugar garantido na revisão de portifólio e o seu lugar na fila será definido conforme a ordem na compra. Mais vantagens serão anunciadas para os compradores do Premium Ticket mais adiante.
Arte de Dan Luvisi

Arte de Dan Luvisi

Em suas diversas entrevistas, Dan Luvisi deixa bem claro a dificuldade que foi de desenvolver e vender seu projeto Last Man Standing (LMS). Foram 5 anos de desenvolvimento focado, acumulando dívidas e sofrendo com o stress e pressão de terminar e atingir resultados.

Arte de Dan Luvisi

Arte de Dan Luvisi

Depois de todo este esforço, ele atingiu aquilo que é o sonho da maioria dos concept artists de alto nível atualmente, desenvolver suas próprias idéias e vendê-las para grandes estúdios de Hollywood. Em meio a crise criativa que vivemos atualmente, com reboot atrás de reboot e sequência atrás de sequência, é muito importante ver, conhecer, entender e aplaudir iniciativas como esta.

Atualmente ele está finalizando uma HQ que se passa no mundo de LMS e em paralelo desenvolvendo o primeiro filme da mesma franquia, para o qual ainda não foram divulgadas mais informações.

O primeiro livro da franquia LMS, intitulado Killbook of a Bounty Hunter, pode ser comprado através dos links abaixo:

A franquia já está gerando outras fontes de receita, como brinquedos Pop! Heroes:

Conheça mais desse artista através destes links:

E também dos vídeos abaixo:

Segue também uma entrevista em que houve participação dos dois:

Finalmente, por que eu acho importante participar do evento?

Acredito que sejam quatro motivos principais:

  • Entrar em contato direto com o alto nível do concept art e desenvolvimento visual do mundo, aprendendo sobre suas trajetórias, se identificando com seus fracassos e desafios, se motivando com suas vitórias e abrindo uma pequena janela para fora da caixa que vivemos no Brasil
  • Ter uma opinião sincera sobre seu trabalho de quem realmente entende do assunto, descobrindo falhas, planejando melhorias e ouvindo conselhos
  • Conhecer alguns dos artistas brasileiros mais dedicados desta área, pois certamente estarão todos lá, fazendo assim novos amigos e companheiros nessa jornada artística que muitas vezes pode ser tão árdua e solitária
  • Incentivar a vinda de outros grandes artistas internacionais para eventos semelhantes no Brasil

Só de pensar fiquei ainda mais ansioso! Quer comprar seu ingresso? Clique aqui.

Gostou desse post e quer ajudar a divulgar o evento? Compartilhe nas redes sociais clicando no botão de Share logo abaixo do post.

Siga também a página do Brushwork Atelier no facebook e se inscreva na lista de e-mails logo abaixo do post, ou clicando aqui, para ficar por dentro de todas as maiores novidades!

Muito obrigado por acompanhar!