Desenho Básico - Entendendo os fundamentos do desenho linear em How to Draw

Lançado no final de 2013, o livro How to Draw trás uma visão detalhada e estruturada do desenho de objetos em perspectiva, dando ao leitor as ferramentas necessárias para desenhar cenários, carros, naves e outros objetos da sua imaginação. O livro foi escrito por Scott Robertson, sobre quem eu discuti neste post, e Thomas Bertling, atual diretor do curso de Entertainment Design do Art Center College of Design, onde também leciona.

Antes que você pense que este post é um simples marketing deste livro quero discutir os motivos que me fizeram construir este texto

Tenho dois motivos principais, um referente a minha evolução artística e outro baseado na análise do nosso mercado. How to Draw é certamente o livro mais completo e sólido de desenho básico voltado para entretenimento que já foi publicado. Estes dois autores tem em seu currículo anos e anos de experiência tanto prática quanto de ensino para alguns dos melhores desenhistas e designers da nossa indústria, como John Park por exemplo.

Este também foi o livro que mais me ensinou até hoje. Fiz praticamente todos os exercícios, principalmente os mais conceituais, que vou apresentar mais para frente. Então se você está realmente interessado em aprender a desenhar desta forma estrutural, desenvolvendo a capacidade de criar seus próprios desenhos e designs, continue lendo.

 Imagem do livro How to Draw

Imagem do livro How to Draw

A estrutura do livro permite tanto que um iniciante, partindo do zero, absorva os conhecimento quanto um profissional ou desenhista experiente revise os fundamentos e aprofunde seus conceitos. Segue um vídeo folheando o livro, antes de analisarmos capítulo a capítulo:

Seguiremos na análise um vídeo postado por Scott Robertson em seu canal do Youtube, onde ele explica o processo de pensamento por trás da criação do livro. Também usarei minha experiência para dar testemunhos de como o mesmo me ajudou.

Além de todo o conteúdo em texto, também existem muitas horas de conteúdo em vídeo espalhados pelas páginas do livro. Estes podem ser acessados através de um aplicativo para celulares e tablets, assim como por um URL disponível no final do livro. Alguns vídeos públicos do livro serão incluídos no decorrer do post.

Vamos então à análise. O livro é dividido em 10 capítulos:

  • Capítulo 1: Materiais e Habilidades de Desenho
  • Capítulo 2: Terminologia de Perspectiva
  • Capítulo 3: Técnicas de Desenho em Perspectiva
  • Capítulo 4: Criando Grids
  • Capítulo 5: Elipses e Rotações
  • Capítulo 6: Trabalhando com Volumes
  • Capítulo 7: Desenhando Cenários/Ambientes
  • Capítulo 8: Desenhando Aviões
  • Capítulo 9: Desenhando Veículos de Rodas
  • Capítulo 10: Estilos e Mídias para Sketches

Vamos aqui dividir em 3 grandes blocos de conteúdos: fundamentos, conceitos e prática de perspectiva (até o capítulo 6), aplicação dos conceitos em objetos reais (capítulos 7 a 9) e experimentação e processo (capítulo 10).

Fundamentos, Conceitos e Prática de Perspectiva

No primeiro bloco, os autores discutem desde técnicas de aquecimento até a construção, corte e combinação de volumes.

No primeiro capítulo, são apresentados os materiais a serem usados e algumas técnicas de aquecimento e desenvolvimento das habilidades manuais, como mostra o vídeo abaixo na aplicação para elipses a mão livre:

Estes exercícios são extremamente importantesTer um traço confiante é essencial em todos estes exercícios, te dando liberdade para fazer sketches precisos e rápidos sem o auxílio de ferramentas como a régua. Isso ajuda muito a deixar o processo mais eficiente. Pratique MUITO! Na imagem abaixo, retirada do livro, ele demonstra como é importante conseguir fazer curvas e como elas serão aplicadas em desenhos complexos.

 Imagem do livro How to Draw

Imagem do livro How to Draw

O curso Dynamic Sketching da CGMA também sugere exercícios muito interessante sobre este tópico. Segue um vídeo do curso disponível no canal do Youtube da CGMA:

No capítulo 2, são apresentados os conceito teóricos da perspectiva, ensinando como funcionam os pontos de fuga e o sistema de cone de visão e como isso se aplica na construção das imagens. Esse capítulo requer um aprofundamento a parte, para mim foi mais fácil de ler depois que já tinha estudado perspectiva através do curso ministrado por Erik Olson, na escola online New Masters Academy. Recomendo muito este curso também!

Seguem algumas imagens do livro retiradas do blog Car Boby Design, outra referência legal para os que querem seguir o design de veículos.

 Imagem do livro How to Draw

Imagem do livro How to Draw

 Imagem do livro How to Draw

Imagem do livro How to Draw

Após esta introdução, os capítulos 3 a 6 apresentam uma série de técnicas primeiramente trabalhando com planos, visualizando elipses e círculos em perspectiva e por último trabalhando com volumes.

Esta é etapa fundamental e você deve dedicar bastante tempo a ela antes de partir para a aplicação. Começando pelo posicionamento de planos, depois caixas e volumes cada vez mais complexos, será mais natural o processo de desconstrução e posicionamento de objetos complexos em perspectiva.

 Imagem do livro How to Draw

Imagem do livro How to Draw

Desenhar um carro nada mais é do que desenhar uma série de volumes complexos em diferentes locais do espaço, respeitando as condições de "câmera" e consequentemente de perspectiva. A imagem abaixo é apresentada mais para frente no livro, mas ilustra bem como um carro pode ser simplificado em grandes formas.

 Imagem do livro How to Draw

Imagem do livro How to Draw

Outra fonte muito interessante de informações nestes tópicos é o DVD produzido para Gnomon Workshop por Scott Roberton. Muitos dos tópicos são bem parecidos ao conteúdo apresentado no livro.

 Imagem do DVD de Scott Robertson para a Gnomon Workshop

Imagem do DVD de Scott Robertson para a Gnomon Workshop

Mais uma vez, esta base, apesar de parecer "chata" é essencial para a aplicação que virá a seguir. Esta é a base para o desenho feito dessa forma estrutural. Todos os melhores cursos de Design e Ilustração para Entretenimento frisam muito a necessidade de aprendizado da perspectiva para a posterior construção de cenários, veículos, objetos e até personagens. Você pode ver um exemplo disso na estrutura da FZD, para a qual fiz uma série de posts, mas em especial o primeiro deles é bem importante neste quesito, segue o link.

Se necessário, pare um pouco a leitura aqui e vá se convencer do quanto esse tópico é importante.

Aplicação dos Conceitos em Objetos Reais

Uma vez que estes conceitos estejam sólidos, os autores iniciam uma série de capítulos com aplicações em objetos reais, o que considerei como o segundo bloco.

Esta etapa requer entrar também em questões ligadas ao design, como os conceitos de vistas ortográficas e como estas serão desenhadas em perspectiva, apresentado já no capítulo 6 de volumes. Segue vídeo com este processo:

Também é apresentado, no final do capítulo 6, o conceito de Line Weight, ou peso da linha, muito importante no desenho linear. Seguem outros vídeos interessantes:

São então discutidos nos capítulos 7, 8 e 9, os temas relacionados ao desenho e criação de Cenários, Aviões e Veículos Automotivos, respectivamente. Cada um destes temas tem suas peculiaridades e deve ser abordado separadamente. Tentarei fazer posts temáticos mais para frente no blog, discutindo estes tópicos e sugerindo outras fontes de materiais. Mas é importante lembrar, que todos estes desenhos seguem as regras apresentadas anteriormente.

Outra fonte de informações semelhantes são alguns dos demais DVDs que Scott Robertson publicou na Gnomon Workshop. Seguem os links na Amazon:

Experimentação e Processo

Uma vez que todos os conceitos de desenho estão apresentados, o livro então finaliza com a demonstração da utilização de diferentes materiais e seus possíveis resultados e aplicações no processo de trabalho.

Resumo

Neste post vimos um pouco do que é mostrado no livro How to Draw, de Scott Roberton e Thomas Bertling. Este é para mim uma das melhores referências no desenho básico estrutural e linear. Nele é possível aprender os fundamentos e técnicas por trás do desenho de cenários, objetos e veículos para aplicação principalmente na indústria do entretenimento, mas que também podem ser utilizados em diversos outros campos.

Acredito que o livro possa ser dividido conceitualmente em 3 grandes blocos que chamamos aqui de fundamentos, conceitos e prática de perspectiva (até o capítulo 6), aplicação dos conceitos em objetos reais (capítulos 7 a 9) e experimentação e processo (capítulo 10).

No primeiro são apresentados conceitos teóricos fundamentais, exercícios práticos para introduzir técnicas e melhorar a precisão no desenho a mão livre e aplicações em planos, formas e volumes simples. No segundo estes conceitos são aplicados em objetos reais, primeiramente com cenários, depois aviões e por fim em veículos automotivos. Por fim, são apresentados diferentes materiais e suas vantagens e utilidades no processo de trabalho.

Também não é um livro muito caro e pode ter certeza que será conteúdo para semanas ou meses de estudos. Se tiver interesse, seguem os links da Amazon:

Ficou alguma dúvida? Comente aqui ou na página do projeto no Facebook. Assine também a lista de e-mails para ficar por dentro de todas as grandes novidades. O campo de inscrição fica logo abaixo desde post ou clicando aqui!

Compartilhe também o post nas redes sociais, isto ajuda muito o projeto a continuar. Tem um botão de "Share" logo abaixo do post!

Leia também outros posts sobre desenho:

Mais uma vez, muito obrigado por acompanhar!