Base Sólida - O que grandes artistas têm em comum?

Este post, é um complemento do que discuti nos vídeos divulgados nas últimas duas semanas sobre Fundamentos e Estudos. Estes fazem parte do lançamento do Brushwork Atelier Online, que você pode conhecer melhor clicando aqui. Ainda não assistiu? Seguem os vídeos.

No Vídeo 1 - Fundamentos, apresentei a hipótese de que em arte existem fatores objetivos e subjetivos a serem estudados e trabalhados. Os primeiros são de aprendizado mais linear e de mais fácil assimilação, porém os demais levarão uma vida inteira para serem dominados e farão a diferença em sua prática artística.

Para evoluir na discussão, vou utilizar estes dois vídeos abaixo do canal do Youtube do Bobby Chiu.

No primeiro, ele apresenta os cinco fatores que ele percebeu como presentes na trajetória dos maiores artistas que ele já entrevistou (que incluem Craig Mullins, Wesley Burt, Iain McCaig, Nathan Fowkes, dentre outros). Estes são:

  1. Respeite os fundamentos
  2. Busque conhecimento
  3. Constantemente desenvolva suas habilidades
  4. Mantenha a garra
  5. Acredite

Já conseguimos perceber aqui que os tópicos conversam bastante com o que discutimos no vídeo 1. Respeitar os fundamentos, sejam eles objetivos ou subjetivos, procurar sempre adquirir e reforçar seus conhecimentos e manter sempre a chama acesa, seja de suas habilidades, da garra ou da crença de que as coisas darão certo.

Para quem não conhece as entrevistas fantásticas de Bobby Chiu, segue um exemplo de uma feita com Iain McCaig. Fiz um post sobre esta entrevista que você pode acessar clicando aqui.

No segundo vídeo, voltado para desconstruir o aprendizado do desenho, ele apresenta também 5 elementos que considera essenciais em qualquer trajetória nesta prática. Estes são:

  1. Descontrua o conhecimento
  2. Aprenda devagar antes de acelerar
  3. Pratique visualização
  4. Faça aquecimentos
  5. Pratique, pratique, pratique

Novamente vemos a curiosidade, busca, paciência e perseverança como elementos principais da evolução.

Estas entrevistas e comentários de Bobby Chiu só reforçam como hoje em dia temos o privilégio de ter contato com artistas atuantes no mercado de entretenimento há décadas. Este é o caso também do fabuloso Craig Mullins, um dos primeiros pintores digitais e provavelmente o artista mais reconhecido no concept art para filmes e video games.

Arte de Craig Mullins

Arte de Craig Mullins

Ele só começou a se envolver com eventos recentemente, mas desde então tem dado palestras e entrevistas online e em eventos ao redor do mundo. Seguem duas entrevistas, para Bobby Chiu e para o canal Level Up! do Youtube:

No Vídeo 1 ainda, demos uma olhada no que eu considero os aspectos mais objetivos e sua importância nas artes destes grandes mestres, seja pela aplicação direta das "regras" e conceitos, ou pelo desenvolvimento da percepção ao longo de anos de prática.

No Vídeo 2 - Estudos, discuti como estes assuntos, principalmente os aspectos mais objetivos, são apresentados e recorrentes nas estruturas curriculares de grandes escolas de concept art e ilustração do mundo. Além disso, mostrei como estas informações são acessíveis e que podemos tirar muito proveito das mesmas em nossas trajetórias artísticas.

Este é um tópico bem recorrente no Brushwork Atelier e vários posts já tocaram na questão de estruturas curriculares, vamos rever alguns:

Para tentar encontrar formas de replicar estes ensinamentos em nossos estudos, utilizamos como base o vídeo Developing your Critical Eye do canal do Youtube de Scott Robertson. Se você não conhece este vídeo, vale conferir aqui:

Fiz dois posts para esta discussão (parte 1 e parte 2), que somados ao Vídeo 2 cobrem bastante do que penso com relação a este tópico. Tem uma opinião diferente? Poste nos comentários e vamos debater!

No restante do post, vou listar algumas universidades e cursos livres, seus links e a estrutura dos primeiros anos ou meses (dependendo do tamanha do curso), onde normalmente são focados os fundamentos artísticos. Procure perceber como os tópicos são recorrentes.

Art Center

http://www.artcenter.edu/

O Art Center possui dois cursos que focam especificamente na arte para entretenimento, Entertainment Design e Illustration com foco em Entertaniment Arts.

Para o Entertainment Design, foi feito até um livro pela editora Design Studio Press discutindo a estrutura e como os alunos da primeira turma se saíram nas disciplinas.

No livro, Scott Robertson cita que os primeiros 3 terms são considerados um programa de ensino de fundamentos. As disciplinas da estrutura atual destes 3 primeiros terms são as seguintes:

Illustration - Entertainment Arts

  • Critical Practice 1
  • Writing Studio
  • Illustration Now
  • Perspective
  • Head & Hands
  • Composition & Drawing
  • Design 1
  • Intro to Modernism
  • Viscom Fundamentals 1
  • Composition & Painting
  • Digital Life
  • Design 2: Structure & Color
  • Advanced Critical Practice
  • Creative Perspective
  • Drawing for Illustration or
  • Analytical Figure Drawing or
  • Inventive Drawing or
  • Imaginatomy
  • Materials of Art & Design

Já a estrutura do curso de Illustration com foco em Entertainment Arts é a seguinte:

Entertainment Design - Concept

  • Writing Studio
  • Viscom Fundamentals 1
  • 3D Fundamentals 1
  • Design Process 1
  • Study Models
  • Way Things Work
  • Design Fundamentals 1
  • Art of Research
  • Design Process 2
  • Viscom Fundamentals 2
  • 3D Fundamentals 2
  • Digital Design 1
  • Design Fundamentals 2
  • Intro to Modernism
  • 3rd Term Review
  • Creative ID Process
  • VC3: Photoshop Rendering
  • Analytical Figure Drawing
  • Advanced Perspective

OTIS

http://www.otis.edu/

A Otis é outra faculdade americana bastante conceituada, onde estudaram por exemplo John Sweeney e Eytan Zana, da Naughty Dog. Segue uma discussão muito interessante com Shaddy Safadi (que estudou no Art Center), John Sweeney (que estudou na Otis) e Maciej Kuciara (autodidata).

Seguem também as estruturas curriculares do primeiro ano dos cursos de Illustration e Game and Entertainment Design: 

Illustration

  • Birth of the Modern
  • Connection though Color and Design
  • Creative Practices and Responses
  • Drawing and Building Form
  • Foundation Studio Elective
  • Introduction to Visual Culture
  • Life Drawing I
  • Life Drawing II
  • Ways of Knowing
  • Writing in the Digital Age

Game and Entertainment Design

  • Connection though Color and Design
  • Creative Practices and Responses
  • Drawing and Building Form
  • Foundation Studio Elective
  • Introduction to Visual Culture
  • Life Drawing I
  • Life Drawing II
  • Ways of Knowing
  • Writing in the Digital Age

LAAFA

http://laafa.org/

A Los Angeles Academy of Figurative Arts (LAAFA) tem um curso de 3 anos especializado em entretenimento. Seguem dois vídeos muito interessantes da escola. Prestem atenção no quanto eles valorizam os fundamentos!

Abaixo segue a estrutura do primeiro ano do curso:

Entertainment Arts

  • Drawing 1A/B, 2A/B, 3A/B, 4
  • Sculpture 1, 2
  • Figure Construction 1, 2, 3, 4
  • Anatomy/Ecorché 1, 2
  • Composition 1, 2
  • Perspective
  • Art History 1, 2, 3, 4
  • Creative Writing

CCS

http://www.collegeforcreativestudies.edu/

A College for Creative Studies (CCS) é outra grande escola de arte para entretenimento. Ela oferece um curso de arte para games e um de ilustração. Neste post, incluí os 3 primeiros terms do curso de ilustração e dois vídeos interessantes da escola. É interessante notar as questões de comunidade e relação entre os professores e alunos.

Illustration

  • CCS First Year Experience
  • 2D Design
  • Digital Fundamentals
  • Foundation Drawing I
  • Figure Illustration I
  • Comp II: The Art of Argumentation
  • Foundation Drawing II
  • 3D Concepts
  • Perspective
  • Illustration Techniques
  • Introduction to Interdisciplinary Study
  • 3D Techniques
  • Figure Illustration II
  • Creative Perspective
  • Illustration and Design
  • Art & Culture: Ages of Discovery
  • Survey of World Literature

LCAD

http://www.lcad.edu/

A Laguna College of Art + Design (LCAD) também oferece diversos cursos no tópico de arte para entretenimento e design. Neste post, incluí os 3 primeiros terms do curso de ilustração com foco em entretenimento.

Illustration - Entertainment

  • Fundamentals of Drawing 1
  • Fundamentals of Figure Drawing
  • Composition and Color - Traditional
  • Fundamentals of Digital Imaging 1 (Photoshop)
  • Perspective
  • Fundamentals of Illustration
  • Fund of Maya
  • Fundamentals of Digital Imaging 2 (Illustrator)
  • Fundamentals of Painting
  • Artistic Anatomy 1
  • Figure and Portrait Painting 1
  • Figure and Portrait Drawing 2
  • Advance Perspective for Illustration

CGMA

http://2d.cgmasteracademy.com/

A CGMA é uma escola online que oferece uma gama bem ampla de cursos de arte voltada para o entretenimento. Dos fundamentos até cursos bem avançados, a escola passa por design, desenho, personagens, cenários, iluminação e muitos outros tópicos. Dentre seus programas sugeridos de estudos, eles têm um voltado para fundamentos e design, que vamos listar aqui. Seguem também dois vídeos de exemplos dos cursos contidos no programa.

Você também pode encontrar muitas outras informações dos cursos no site e no canal do youtube deles.

Retirada do site da CGMA

Retirada do site da CGMA

Foundation & Design Program

  • Perspective
  • Dynamic Sketching 1
  • Dynamic Sketching 2
  • Analytical Figure Drawing
  • Animal Drawing
  • Fundamentals of Design
  • Environment Sketching
  • Digital Painting
  • Fundamentals of Character Design
  • The Art of Color and Light
  • Portfolio Development

FZD

A FZD já discutimos exaustivamente neste blog. Seguem os posts sobre a escola:

Também fiz uma entrevista com o artista João Silva, que foi aluno da escola e atualmente trabalha na Crytek na Alemanha. Vale a pena conferir:

Como vimos, o primeiro term é voltado para o estudo dos fundamentos e introdução aos conceitos de design. Seguem as disciplinas:

  • Perspective
  • Visual Communications 1
  • Forms and Materials
  • Design Sketching

Syn Studio

http://synstudio.ca/

Localizada em Montreal, no Canada, a Syn Studio oferece cursos livres em arte voltada para o entretenimento, principalmente concept art. Segue abaixo um vídeo de apresentação da escola. A página do youtube deles também é muito interessante, cheia de entrevistas bem legais.

Eles também possuem um curso de longa duração, 18 meses, focado na formação em concept art. Aqui eu incluí os primeiros 2 terms, equivalentes a 6 meses.

Concept Art Diploma Program

  • Intro to Concept Art
  • Sketching for production
  • Visual Reference Library
  • Digital Image Manipulation
  • Image Integration
  • Sketching for production
  • Anatomy Study
  • Visual Communication

Concept Design Academy

http://conceptdesignacad.com/

A Concept Design Academy (CDA) é uma das escolas livres mais conceituadas do mercado do entretenimento. Com uma gama ampla de cursos, ela cobre desde os fundamentos até os tópicos mais avançados da criação para filmes, jogos e animações. Segue uma imagem dos cursos disponíveis em 2016:

Retirada do site da Concept Design Academy

Eles sugerem em sua estrutura alguns como voltados para os fundamentos. Segue a lista:

Foundation

  • Vis-Com 1: Dynamic Sketching
  • Sketching for Environment
  • Intro to Perspective
  • Color and Lighting
  • Landscape Painting
  • Analytical Figure Drawing
  • Animal Anatomy
  • Head & Figure Drawing
  • Sculptural Anatomy

Brainstorm

http://brainstormschool.com/

Voltada bastante para o design, a Brainstorm cobre os mais diversos tópicos ligados a indústria do entretenimento, incluindo cenários, props, veículos e personagens. Além disso, a escola também foca muito em valorizar os fundamentos. Você pode ver neste vídeo abaixo uma apresentação dos trabalhos e uma lista de conceitos fundamentais do concept art, na opinião deles:

Segue a lista do vídeo:

  • Perspectiva
  • Iluminação
  • Composição
  • Props
  • Valor
  • Sketching
  • Criaturas
  • Cenários
  • Silhuetas
  • Personagens
  • Veículos

No site da escola existe uma parte que mostra o que se deve estudar se você quiser focar em concept design, segue o trecho com tradução livre feita por mim:

"Se você é um artista iniciante ou está procurando focar no concept design, recomendamos que você foque principalemente em aprender estes materiais:
  1. Fundamentos: sketching, desenho, entendimento da forma e desenho from life.
  2. Compreensão de valores, iluminação, cores e a mídia digital
  3. Aprendizado focado em sensibilidade, estética e shape language no design
  4. Integração entre designs para jogos e/ou filmes"

A escola conta também com algumas disciplinas marcadas como de fundamentos:

Foundation Level

  • World Building 1: Sketching
  • Form Language
  • Character Design
  • Intro to Industrial Design
  • Entertainment Design 1
  • Design with Color/Light

Brainstorm Mentorship

A escola também oferece cursos online sem acompanhamento de um professor, os chamados Uninstructed Mentorships, gravados por James Paick e John Park. Um deles é focado nos fundamentos e esta abaixo é a lista de tópicos cobertos:

  • Proportions
  • Basics of Form Language
  • Perspective & Depth
  • Focal Point, Composition & 3-Values
  • Value & Grouping
  • Sketching for Environment
  • Interior Design
  • Value & Lighting Techniques
  • Refinement & Finalization

Para complementar, veja este link de uma entrevista bem bacana com James Paick:

http://www.crixeo.com/james-paick-more-than-video-games/

Com certeza estas não são as únicas opções, como falei no vídeo. Existem muitas outras escolas no mundo e também no Brasil oferecendo cursos nestes temas. O que busquei aqui foi tentar ilustrar o que algumas das melhores escolas consideram como as matérias iniciais, os primeiros passos dos estudantes, os fundamentos. Espero que ajude em sua jornada!

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Muito obrigado por acompanhar e bons estudos!