Como é estudar Design para Entretenimento na FZD, a escola do Feng Zhu (parte 3/4)

Neste post vamos dar continuidade a análise do curso de um ano da FZD, escola do artista Feng Zhu, em Singapura. Esta é a parte 3 e você pode encontrar demais clicando na parte 1 e parte 2.

Em resumo, vimos até agora que o Term 1 é focado no aprendizado dos fundamentos artísticos e o Term 2 como uma aplicação inicial dos conceitos em projetos de Design. São introduzidas nesta segunda etapa conceitos de pesquisa, idealização, execução e apresentação de projetos voltados para a indústria do entretenimento.

Vamos agora analisar os módulos contidos no Term 3 (mais uma vez lembrando que boa parte deste material são traduções diretas do folheto informativo do programa, que você consegue diretamente no site da FZD):

Term 3

3D Visualization - Durante este último term, os alunos irão focar mais seus design e trabalhar somente em peças de alta qualidade para seus portfolios. Serão realizados projetos bem específicos de design, onde serão utilizadas todas as habilidades adquiridas nos terms anteriores. Neste ponto, uma apresentação profissional é obrigatória. Os alunos aprenderão a montar um livro para apresentação dos design (pitch), incluindo desde materiais de pesquisa de mercado até a proposta final de design.

Temas principais do módulo:

  • Forte foco no desenvolvimento do estilo de cada aluno
  • Trabalhar em projetos direcionados para a indústria, dando grande vantagem aos alunos
  • Preparar cada projeto como se fosse uma peça de portfolio
  • Aprender a construir um livro de apresentação dos designs (pitch) para "vender" suas idéis para os clientes
  • Introduzir conceitos básicos de design gráfico para melhorar o layout de suas apresentações

Digital Painting 3 - Neste módulo, serão demonstradas técnicas avançadas para ajudar os alunos a capturaram rapidamente uma idéia. Os estudantes utilizarão ferramentas de auxílio do desenho, como fotografia e grids de perspectiva para reduzir o tempo de preparação. Eles também aprenderão como usar referências do mundo real para gerar novas idéias e rapidamente começar projetos em blue sky (início do projeto onde as idéias vão em múltiplas direções visuais). Este módulo foca na idealização, planejamento e pintura de forma profissional.

Temas principais do módulo:

  • Usar fotografias e outras ferramentas de desenho para reduzir o tempo de preparação, permitindo focar somente nos designs
  • Aprender a planejar a abordagem antes de começar um sketch ou uma pintura.
  • Utilizar referências do mundo real para encontrar novas formas (shapes) e novos designs
  • Usar vários estilos de render dependendo do tema sendo trabalhado
  • Aprender a soltar o traço e focar na visão macro antes de inserir os detalhes

Entertainment Design - Este módulo continua a desenvolver a habilidade dos alunos de resolver sozinhos projetos inteiros de design. Outro tópico é sugerido para que os alunos entreguem. Mais uma vez, estes tem a liberdade de direcionar o projeto em qualquer direção e utilizar os melhores métodos para apresentação. O foco primário é gerar uma série de belos sketches e renders finais que serão incluído nos portfolios de graduação dos alunos.

Temas principais do módulo:

  • Projetos do mundo real expõem os alunos as demandas da indústria do entretenimento.
  • Construir seu portfolio com uma boa variedade de sketches, designs e pinturas.
  • Focar em poucos bons renders para demonstrar seus designs finais
  • Estudantes terão a liberdade de desenvolver sua própria área de especialização e interesse
  • Combinar o trabalho deste módulo com os demais para montar um portfolio impressionante.

Studio Time - Assim como no primeiro term, entre as aulas os alunos terão tempo e espaço para a prática e realização de projetos. Neste term, o foco principal será a construção do portfolio. Os pontos principais foram apresentados no primeiro post.

Seguem alguns trabalhos realizados pelos alunos durante este último term:

Arte de Joao Silva

Arte de Joao Silva

Arte de Charles Tigner

Arte de Charles Tigner

Arte de Xu Wei Huai

Arte de Xu Wei Huai

Arte de Thomas Visscher

Arte de Thomas Visscher

Arte de Alexander Pavlenko

Arte de Alexander Pavlenko

Estes exemplos foram retirados da página da FZD no Facebook. É interessante também acrescentar que os projetos devem ser apresentados para os outros alunos e instrutores, tudo culminando em uma apresentação do portfolio completo no final do ano, chamado Graduation Show. Seguem alguns vídeos interessantes:

Existe também a possibilidade de extender o curso por mais dois terms. Estes são focados no aprofundamento do que foi visto neste Term 3, sendo desenvolvidos novos projetos, aprendidas algumas técnicas avançadas para melhorar a qualidade e eficiência dos trabalhos e contato mais direto com os diretores de arte de FZD, dando uma experiência de estúdio ainda mais completa para os alunos. É obrigatório ter o diploma do curso normal de 1 ano para poder fazer esta extensão.

A parte de Design focada no entretenimento tem poucos livros publicados a seu respeito, vou aqui sugerir alguns que conheço e fico aberto a outras sugestões:

Este e um dos melhores livros sobre o tema, ilustrando e discutindo o processo de desenvolvimento de um novo mundo, desde seus personagens até localizações e arquitetura. Todos os participantes do projeto são ex alunos do Art Center College of Design.

The Art of Paperblue
$23.99
By Jae-Cheol Park
In the Future...: Entertainment Design at Art Center College of Design
By Jonathan Bach, Darren Bacon, Peter Chan, Marcus Collins

Porém onde você vai encontrar os melhores processos são em vídeos e cursos. Primeiramente vou citar os vídeo do próprio Feng Zhu em sua série Design Cinema, com 84 episódios fantásticos cobrindo diversos temas. Neste ele fala mais de processo, deixando os fundamentos e conceitos para serem ensinados na escola:

A plataforma Gumroad também é muito boa para quem está procurando cursos focados em processos de artistas específicos. Anthony Jones, por exemplo, discute extensivamente o processo de design de personagens em seus vídeos. O canal do Youtube dele também tem muito conteúdo interessante e ainda farei posts a respeito de vídeos específicos. Segue um teaser de um de seus vídeos:

A página do Facebook Kiwi Juice condensa uma grande lista de gumroads, antigamente ela era mais atualizada, mas acho que com o tempo foi ficando abandonada. De qualquer forma, vale dar uma olhada. Outras páginas de Gumroad interessantes:

Por último existem inúmeros cursos livres online e presenciais neste tópicos mais avançados da indústria do entretenimento, dentre eles a principal escola é a CGMA, que conta com uma grade diversa de cursos e professores atuantes no mercado. Não são cursos muito baratos, em torno de $700 dólares pelas 10 semanas, porém são muito bons.

Outra ótima opção que ficou disponível recentemente foi o Mentorship avançado da Brainstorm School, com John Park e James Paick. Atualmente estou fazendo a versão de fundamentos artísticos, que descrevi neste post. Porém já tenho planos de pegar esta continuação 

Com relação a cursos presenciais, a Brainstorm também tem oferecido uma série de cursos interessantes em sua unidade na Califórnia. Pórem a mais famosa escola de cursos livres nesse campo é a Concept Design Academy (CDA), também na Califórnia.

O Flávio Remontti, criador do blog TheCAB - TheConceptartBlog, fez uma série de posts muito interessantes sobre estudar na CDA. Seguem os links:

Na última parte desta série tentarei resumir tudo que foi visto e criar uma linha de raciocínio em cima do desenvolvimento da FZD, seguindo um pouco do que foi discutido na série de desenvolvimento do olhar crítico, dividida em duas partes (links: parte 1 e parte 2).

O que estão achando? Deixem seus comentários! Curtam também a página do projeto no Facebook, para que possamos continuar esta discussão por lá.

Se inscreva também em nossa lista de e-mail para receber as novidades em primeira mão! É só digitar o e-mail no campo logo abaixo deste post!

Leia também os outros posts sobre a FZD:

Muito obrigado mais uma vez por acompanhar!