Brainstorm Mentorship e o retorno aos fundamentos

Nesta segunda-feira, 6 de julho, começa para mim o Brainstorm Mentorship A (Uninstructed), Foundation Group. Este é um curso online de fundamentos artísticos dos artistas James Paick e John Park através da escola Brainstorm School.

Para quem não os conhece, vale uma visita nos sites, são dois mestres em seus campos de atuação. Vou adicionar uma imagem de cada abaixo para exemplificar.

James Paick:

John Park:

Os vídeos irão cobrir os fundamentos de design, desenho e pintura de valores. Pelo que da para ver na descrição do curso, incluída no link da imagem abaixo, primeiramente serão apresentados os conceitos de design, proporções, fundamentos de form language, isto é, linguagem de formas (um termo muito importante para o design), inspiração e os princípios de perspectiva e composição. Na sequência o curso apresentará conceitos de valor, sketching de environments (cenários) e iluminação e finalização na pintura em preto e branco.

Segue o banner e link:

 As aulas são gravações de um programa de mentorship (mentoria) muito mais imersivo oferecido pela Brainstorm School no começo do ano, onde os dois artistas tinham contato semanal com os alunos e correções dos exercícios propostos.

Agora, esta versão sem instrução pessoal inicia uma nova "turma" todos os meses, sendo disponibilizado um vídeo por semana. O valor desta versão é de US$ 130 e tem duração de 10 semanas.

Pretendo fazer alguns posts mostrando um pouco de como o curso funciona, quais outros materiais estou usando para acompanhar e como está minha produção.

Existe também uma versão avançada do curso, cobrindo questões mais aplicadas, interessante para aqueles que já dominam os fundamentos. Segue o banner e link deste outro curso:

Falando mais um pouco sobre os professores, ambos estudaram no Art Center College of Design, uma faculdade em Pasadena, Califórnia, que forma alguns dos melhores concept artists e ilustradores do mercado de entretenimento. Pretendo num futuro próximo fazer posts sobre a escola e seus cursos voltados para o entretenimento, tentando analisar seus diferenciais e como poderíamos replicá-los em nossos próprios caminhos.

Outro fato importante sobre esse curso é seu foco nos fundamentos, muitas vezes negligenciados pelos estudantes iniciantes. Vou frisar bastante essa questão nos próximos posts, trazendo materiais que acredito serem essenciais para esse desenvolvimento.

Enquanto isso, deixam suas opiniões e comentários sobre o que gostariam de ver. Mais algum de vocês vai fazer o mentorship? Me mandem uma mensagem e vamos estudar juntos!

Mais uma vez, muito obrigado pelo feedback do site até agora, tanto pela audiência quanto pelas belas palavras que alguns me mandarem. É realmente muito importante para mim e para o Brushwork Atelier!