12 Canais de Entrevistas e Podcasts para você ouvir enquanto estuda

Quero começar uma série de posts mais curtos, com listas de artistas, referências e sites que podem ser úteis, nos mais diversos tópicos.

Resolvi começar com 8 canais de entrevistas e 4 podcasts que certamente vão agregar muito para todos vocês. É importante citar que 11 destes 12 são em inglês, sem legendas.

Canais de Entrevistas

Primeiramente, vamos falar dos 8 canais de entrevistas do Youtube e Vimeo. Estes são alguns dos melhores e maiores repositórios de informações sobre artistas atuando nos mais diversos ramos do entretenimento. Além de ouvi-los falar de suas experiências, técnica e dicas de como você pode melhorar, em alguns casos ainda será possível ver demonstrações dos mesmos.

# 1 - Level Up

Wojtek Fus, Darek Zabrocki e Jonas de Ro recebem no Level Up alguns dos artistas mais renomados do mercado para um bate-papo e demonstração. Dentro os entrevistados estão John Park, David Levy, Eytan Zana e muitos outros. Em algumas sessões, também houveram paintovers dos membros da comunidade do projeto no Facebook.

Site do projeto
Grupo do Facebook
Canal do Youtube

# 2 - Art Cafe

O projeto Art Cafe é organizado pelo artista Maciej Kuciara, que recebe amigos e convidados para discutir os mais diversos assuntos relacionados a indústria do entretenimento.

Página do Facebook
Grupo do Facebook
Canal do Youtube

# 3 - Schoolism

A escola Schoolism, do artista Bobby Chiu, tem uma série de entrevistas muito interessantes em seu portal e canais do Youtube e Vimeo, contando com alguns dos artistas mais renomados dos mercados de ilustração e entretenimento, como Iain McCaig, Craig Mullins, Nathan Fowkes e Claire Wendling. Fiz uma análise de uma entrevista da Schoolism com Iain Mccaig que você encontra clicando aqui.

Site da escola
Canal do Youtube Schoolism
Canal do Youtube Bobby Chiu
Canal do Vimeo Imaginism
Canal do Vimeo Bobby Chiu

# 4 - CGMA

A escola online CGMA possui uma série chamada Interview with the Masters, onde conversa com profissionais fantásticos atuantes na indústria de entretenimento. Alguns destes entrevistados são professores também da escola. A lista de entrevistas inclui Tyson Murphy, Charles Lee, Aaron Limonick e muitos outros.

Site da escola
Canal do Youtube

# 5 - Syn Studio

Mais uma escola nesta lista, Syn Studio, do Canada, entrevista grandes artistas do mercado de concept art e ilustração para o entretenimento. Entre os convidados, estão Scott Robertson, Ben Mauro, Karla Ortiz, Jung Park e muitos outros.

Site da escola
Canal do Youtube

# 6 - Peter Mohrbacher

Peter Mohrbacher, renomado artista do jogo Magic: The Gathering, se reúne com o outro grande artista Sam Flegal para conversarem com um convidado sobre a última semana de cada um. Alguns dos maiores nomes da ilustração já passaram por este canal que discute arte, mercado, vida de artista, convenções, etc. Os convidados incluem Dave Palumbo, Rebecca Guay, Noah Bradley e muitos outros..

Site do projeto
Canal do Youtube

# 7 - Miles Johnston

Miles Johnston, artista conhecido por seus belíssimos desenhos a lápis, recebe convidados como Ross Tran, Mike Azevedo e Dave Rapoza, para conversas descontraídas e sinceras. O que mais me chama a atenção é isso, os papos são praticamente amigos colocando a conversa em dia, sem muitos filtros e formalidades.

Canal do Youtube

# 8 - Bate-papo Ilustrado

Bate-papo Ilustrado é o único representante brasileiro desta lista. Composto pelos artistas Alexandre Leoni, Lucas Ribeiro e Denis Feliz, o canal recebe a cada episódio um artista diferente para uma entrevista e muito desenho. Um ponto importante é que os convidados são todos artistas brasileiros, pelo menos até o momento, e consequentemente, os bate-papos são em português. Já passaram pelo canal gigantes como Will Murai, Caroline Gariba e Thiago Klafke.

Página do Facebook
Grupo do Facebook
Canal do Youtube

Podcasts

Estes são os podcasts que mais ouço sobre o mercado de arte, principalmente quando estou na rua ou estudando.

# 1 - The Collective Podcast

Apresentado toda semana por Ash Thorp, conceituado artista que atua principalmente com motion graphics para grandes blockbusters de Hollywood, The Collective Podcast se tornou obrigatório para quem quer levar uma carreira artística a sério. Tocando em pontos como produtividade, esforço e equilibrio entre a vida pessoal e o trabalho, os áudios são verdadeiras aulas de como é realmente a vida de um artista de sucesso. Muitos artistas já passaram por lá, incluindo Dan Luvisi, Jama Jurabaev e Shawn Barber, dentre muitos outros.

Site do projeto
Página do Facebook
Página no Soundcloud
Itunes do projeto

# 2 - Creative Trek

O podcast Creative Trek é uma das maiores inspirações para o Brushwork Atelier. Utilizando praticamente as mesmas perguntas, o artista e host Sean O'Daniels mergulho fundo na carreira de alguns dos maiores nomes do mercado, incluindo Anthony Jones, Loic Zimmermann e Wylie Beckert.

Site do projeto
Página no Soundcloud
Itunes do projeto

# 3 - Chris Oatley & Paper Wings

Chris Oatley recebe para conversar alguns dos maiores nomes do concept art, ilustração e animação, incluindo Loish, Pascal Campion e Matt Kohr, fundador do Ctrl+Paint. Além disso, o podcast conta também com temas diversos fora entrevistas. No podcast Paper Wings, ele conta também com os hosts Lora Innes e Justin Copeland.

Site do projeto
Canal do Youtube de Chris Oatley
Itunes de Chris Oatley
Itunes do Paper Wings

# 4 - Sidebar Comics

Sidebar é provavelmente o podcast mais renomado da arte para entretenimento, e também o mais antigo, estando até a data deste post no episódio 331. Nomes gigantes da ilustração, quadrinhos e concept art já conversaram com os hosts ao longo dos anos, incluindo Brom, Adam Hughes, Kekai Kotaki e Drew Struzan. Infelizmente não consigo incluir nenhum episódio aqui, mas você pode ouvir através do browser no site do projeto e/ou assinar pelo iTunes.

Site do projeto
Itunes do projeto

Espero que gostem desta nova série de posts. Fiquem a vontade para acrescentarem outros canais nos comentários e fazerem sugestões! Queria também aproveitar para agradecer todos estes criadores de conteúdo, apesar da maioria deles não entender o que estou falando e provavelmente nunca chegarem a ver este post! Estou percebendo o quão difícil é criar conteúdo de qualidade e manter a constância, por isso, meus sinceros agradecimentos pelo esforço e trabalho colocado em cada um destes, realmente ajudam muito a manter a motivação tanto como artista quanto como criador de conteúdo!

Se você gostou deste post, siga a página do projeto no Facebook e se inscreva na lista de e-mails para ficar por dentro das grandes novidades!

Obrigado por acompanhar!