Fundamentos da Perspectiva

 

Você sente dificuldade de deixar seus desenhos mais tridimensionais? Gostaria de desenhar de imaginação, mas não sabe nem por onde começar? Quer entender melhor e dominar os conceitos de perspectiva para aplicar nos desenhos? Se você disse sim para alguma destas perguntas, então este curso é para você!

 
 

Formato do Curso

Aulas 100% online, com conteúdos de teoria e demonstrações gravados para você assistir quando quiser e quantas vezes quiser e transmissões ao vivo aos domingos, às 20h (com a duração de em torno de 1h30, mas sem hora para acabar).


Duração do Curso

Estimativa de 6 meses, sendo 22 semanas de conteúdo e algumas pausas combinadas com cada turma


Conteúdo Coberto

Nas 23 semanas de conteúdo, cobriremos os seguintes tópicos, com conteúdo explicativo, exercícios propostos e correções:

  • Observação

  • Elementos da Perspectiva (pontos de fuga, linha do horizonte, cone da visão, observador)

  • Ferramentas de Perspectiva (divisão, duplicação, curvas)

  • Conceitos de Construção em Perspectiva (grids, medições e escalas)

  • Planos Inclinados

  • Múltiplos pontos de fuga e sistema de 3 pontos

  • Elipses

  • Volumes Simples e Complexos

  • Aplicações reais


Próxima Turma

Novas turmas em breve!


Investimento

R$ 1.997,00 à vista ou parcelado em até 12x com juros no cartão de crédito


 

Entenda a importância do Desenho de Perspectiva

E como isso tudo funciona em um exemplo prático? Segue uma imagem que fiz e os vídeos apresentando e explicando o processo em mais detalhes:

Arte de Luiz Celestino

 

Trabalhos do Professor - Luiz Celestino

Trabalhos dos Alunos

 

Exemplos de Evolução

Depoimentos

“Aprendi bastante sobre perspectiva, tirei dúvidas, estou produzindo mais do que o esperado e consigo colocar em prática os assuntos lecionados pelo Luiz com maior compreensão e de forma consistente, seja em desenhos de observação ou de imaginação, de bônus eu conheci uma galera gente boa!”

Weberson Araújo

“O curso foi essencial pra mim, não só pelo conteúdo muito aprofundado de perspectiva, mas pra me abrir os olhos sobre a área, sobre o quanto é preciso saber e entender os fundamentos (principalmente a perspectiva), e sobre a diferença que isso faz na hora de produzir e de criar. E como disse o Web, ter contato com a galera com o mesmo mindset só tende a alavancar a evolução artística.”

Fred Boussada

“Com o curso aprendi uma base bem sólida e lógica sobre perspectiva e o fato de ter um prazo para entregar tarefas, me obrigou a forçar alem do que eu normalmente iria, e para quem estuda sozinho, sabe como é difícil se obrigar a fazer algo sem uma deadline. Hoje consigo executar meus projetos, que antes só ficavam no esboço e eu não fazia ideia de como terminar eles , enfim , o curso cumpri exatamente com oque ele se propõe.”

Allan Taniciel

“Com o curso de Fundamentos de Perspectiva do Brushwork Atelier eu tive a certeza de como os fundamentos são importantes. Consegui fazer coisas que eu achava muito difícil antes, mas que se mostraram mais fáceis quando eu apliquei as técnicas aprendidas no curso.
O Luiz tem um método de correção diferente que é muito didático e educativo. Com certeza é o curso de desenho mais produtivo que fiz até hoje.”

Rafael Oliveira

 

Dúvidas Frequentes

Pergunta: Qual é a bibliografia utilizada?

Resposta: Utilizamos os livros-texto How to Draw, de Scott Robertson e Thomas Bertling, e Framed Perspective 1, de Marcos Mateu-Mestre, para definir a estrutura principal do curso, conteúdos abordados e para a exemplificação de alguns conceitos.

P: É necessário comprar os livros How to Draw e Framed Perspective 1?

R: Sim, os livros são essenciais para que você acompanhe e aprofunde seus estudos, tendo contato direto com tutoriais e explicações do próprio Scott Robertson e Marcos Mateu-Mestre. Também é uma exigência feita pelo próprio Scott e a Design Studio Press para a utilização do material como livro-texto para um curso.

P: Para quem é este curso?

R: O curso é voltado para artistas iniciantes e intermediários que querem aprender e/ou revisar os fundamentos do desenho tridimensional. O conteúdo terá um viés para servir de base no desenvolvimento da ilustração e concept art para a indústria do entretenimento, áreas discutidas com ênfase no livro-texto. Por outro lado, estes conhecimentos podem ser aplicados nas mais diversas áreas das artes, incluindo animação, quadrinhos, fine arts, dentre outras. O curso deve ser tratado como um dos primeiros passos na jornada do desenvolvimento artístico e não como uma formação completa.

P: É necessário ter conhecimentos prévios de desenho?

R: Não, por se tratar de um curso introdutório do assunto. Entretanto, é aconselhado que o aluno já tenha tido algum contato com o desenho, mesmo que através do desenho de observação, e/ou interesse nesta área do entretenimento.

P: Como será o feedback/correções?

R: Uma vez por semana, recolherei os exercícios e dúvidas do último tópico e farei um feedback ao vivo, desenhando por cima digitalmente para indicar erros, melhorias e tirar as dúvidas. Valorizamos muito o contato entre os alunos e o aprendizado com o feedback dos colegas, então todas as sugestões são sempre bem vindas.

P: Existe alguma garantia?

R: Você tem 30 dias para pedir o seu dinheiro de volta direto na plataforma do curso.

P: Um ano não é muito para dois livros só?

R: O conteúdo coberto equivale a muitos dos tópicos cobertos em disciplinas como Perspectiva, Visual Communications e Dynamic Sketching, sendo assim, se você estudar profundamente os tópicos, não consideraria muito tempo. Por exemplo, na FZD os tópicos são cobertos em 3 meses, mas a carga horária é muito pesada. No Art Center, estes conteúdos se estendem por quase 1 ano, em paralelo com outras disciplinas. Entenda mais em http://brushworkatelier.com/blog/base-slida-grandes-artista-comum. Além disso, aconselho àqueles que tiverem muito tempo para estudar, incluam em sua rotina também outros tópicos de estudos, ou que avancem nos livros, trazendo ainda mais riqueza para nossas discussões ao vivo.

P: É necessário saber inglês para fazer o curso?

R: Não, todo o conteúdo será coberto em português. Entretanto, saber um pouco de inglês irá facilitar sua compreensão dos livros e do material em vídeo vinculado ao mesmo.

P: Haverá cursos de aprofundamento?

R: Atualmente outros tópicos estão sendo discutidos no Clube Brushwork Atelier e não tenho planos para novos cursos. Conheça mais em http://brushworkatelier.com/clube.

 

Gostou? Se inscreva abaixo para ficar sabendo das próximas turmas!