Usando referências (parte 1/3) - Perigos, preconceitos e o poder do uso de referências

Usando referências (parte 1/3) - Perigos, preconceitos e o poder do uso de referências

Desde que comecei nesta jornada artística, conhecendo muitos artistas e seus processos de aprendizado, e principalmente agora no Brushwork Atelier Online, percebo que existe um grande preconceito com o uso de referências.

Read More

O meu ponto de vista sobre ser artista no Brasil

O meu ponto de vista sobre ser artista no Brasil

Hoje comecei meu dia com uma lembrança do quanto a sociedade, principalmente brasileira ainda tem que evoluir com relação ao fazer artístico. Depois de me meter a palpitar "naqueles grupos de família" que discutem comunismo e capitalismo como especialistas graduados, recebi uma mensagem mal educada de um parente que sempre respeitei como pessoa. Não vou me estender no assunto, para não virar "casos de família", senão teria que chamar a Márcia Goldschmidt.

Read More

Ebook - Retrospectiva Ano I

Ebook - Retrospectiva Ano I

Este post é uma apresentação do Ebook de Retrospectiva de 1 ano do blog Brushwork Atelier. Fiz este material no intuito de organizar tudo que vimos até agora, correlacionar os conteúdos com uma visão macro, sugerir materias e artistas e direcionar quem está começando agora.

Read More

Motivação - Como se sentir mais motivado para estudar?

Motivação - Como se sentir mais motivado para estudar?

Quem nunca se sentiu frustrado ou desmotivado para começar a estudar? Este é um sentimento que assombra todo o tipo de atividade e acredito que principalmente as áreas criativas. Neste post, vou tentar desconstruir a motivação e, utilizando algumas ótimas referências, trazer sugestões de como podemos contornar as adversidades e sermos mais produtivos.

Read More

Brushwork Atelier Online - Valorizando os bons conteúdos e o estudo em grupo

Brushwork Atelier Online - Valorizando os bons conteúdos e o estudo em grupo

Tenho o orgulho de apresentar para vocês o novo projeto do blog, o Brushwork Atelier Online. Este post vai reunir todos os materiais liberados na divulgação do projeto, assim como o link para quem se interessar e quiser saber mais detalhes.

Read More

Perspectiva - Por onde começar de forma eficiente?

Perspectiva - Por onde começar de forma eficiente?

Nas últimas semanas, discutimos muito a formação de artistas voltados para o mercado de entretenimento, principalmente em ilustração e concept art. No post sobre a Base Sólida, percebemos que os mais conceituados artistas e também as escolas em que estudaram respeitam muito o estudo dos fundamentos artísticos. 

Read More

THUTV - Foi muito mais do que eu podia imaginar...

THUTV - Foi muito mais do que eu podia imaginar...

Em setembro do ano passado, escrevi um post tentando motivar os leitores do Brushwork Atelier a comprarem o THUTV, transmissão ao vivo e também sob demanda do evento Trojan Horse was a Unicorn, que acontece em Tróia, Portugal. Eu na verdade só tinha ouvido todo o barulho em torno do evento, principalmente dos brasileiro que tinham ido, como Pedro Conti, Victor Hugo e outros, mas nunca tinha vivenciado nada do evento.

Read More

Como é estudar Design para Entretenimento na FZD, a escola do Feng Zhu (parte 4/4)

Como é estudar Design para Entretenimento na FZD, a escola do Feng Zhu (parte 4/4)

Nesta última parte da série de posts sobre a FZD School of Design, escola de Feng Zhu, em Singapura, vamos entender mais um pouco do que é concept art/design aplicado ao entretenimento e fazer um resumo de tudo que é ensinado lá.

Read More

Ombros de Gigantes - 10 referências de escultores para o estudo da figura humana

Ombros de Gigantes - 10 referências de escultores para o estudo da figura humana

Em mais um post de grandes referências, veremos desta vez alguns dos maiores nomes na escultura da figura humana. Este conteúdo conversa muito com o post sobre o desenho da figura humana, principalmente porque muito se pode aprender com estes escultores. As peças além de apresentar belíssimas representações da anatomia humana e drapeado, tambémdizem muito para o observador na forma como foram compostas, seu gestual, suas expressões e seu storytelling. Analise com calma cada obra, há muito o que aprender.

Read More