10 coisas... - Uma das melhores séries de posts da internet

10 coisas... - Uma das melhores séries de posts da internet

Hoje é um post "rápido" para compartilhar com vocês uma das melhores séries sobre arte e ilustração da internet, na minha opinião. E digo "rápido" porque não vai ter muito texto meu e sim muitos links. Para absorver este conteúdo vai levar bastante tempo, mas tenho certeza que você vai aprender muito também.

Read More

Ombros de Gigantes - 10 referências de escultores para o estudo da figura humana

Ombros de Gigantes - 10 referências de escultores para o estudo da figura humana

Em mais um post de grandes referências, veremos desta vez alguns dos maiores nomes na escultura da figura humana. Este conteúdo conversa muito com o post sobre o desenho da figura humana, principalmente porque muito se pode aprender com estes escultores. As peças além de apresentar belíssimas representações da anatomia humana e drapeado, tambémdizem muito para o observador na forma como foram compostas, seu gestual, suas expressões e seu storytelling. Analise com calma cada obra, há muito o que aprender.

Read More

Ombros de Gigantes - Dia Internacional da Mulher

Ombros de Gigantes - Dia Internacional da Mulher

Hoje, dia 8 de março, dia internacional da mulher, não poderia ser diferente, então selecionei algumas entrevistas com alguns dos maiores nomes dentre as mulheres do nosso mercado.

Read More

Mike Azevedo e suas fantásticas pinturas digitais

Mike Azevedo é um artista paulista, de 22 anos, nascido na cidade de Osasco, que atua principalmente como freelancer de concept art e ilustração para o mercado de entretenimento. Formado em Design de Games pela Anhembi Morumbi, ele conta com diversos grandes clientes em seu currículo, como a empresa japonesa Applibot.

Ele leciona atualmente, na escola ICS - Innovation Creative Space, um curso de Pintura Digital, de 8 meses de duração, com turmas presenciais e online. Apesar de ainda não ter tido oportunidade de fazê-lo, recomendo fortemente (como já devem ter visto em outros posts)!

Além disso, é possível também aprender com ele através de seu canal do Livestream, Youtube e Gumroad, onde ele disponibilizou um tutorial fantástico sobre sua abordagem as cores:

Reconhecido mundialmente, ele já palestrou este ano no evento IFCC, na Croácia, e em setembro estará novamente em um evento internacional, desta vez no Trojan Horse was a Unicorn, em Portugal.

Ele também participou de eventos e entrevistas online, seguem algumas deles para quem quiser assistir:

Outro link interessante é a análise feita pelos artistas responsáveis pelo site Crimson Daggers (incluindo o grande Dave Rapoza), onde recebeu destaque e inúmeros elogios pela imagem abaixo, feita para um dos desafios do fórum:

Agora em agosto ele irá participar do evento brasileiro ICONIC, para o qual você pode se inscrever gratuitamente através do site.

Conversei com ele sobre seu desenvolvimento artístico e sua passagem pelo curso de Design de Games, mas vou deixar este tópico para outro post (no qual já estou trabalhando).

Fiquem a vontade para elogiar os desenhos e pinturas do Mike aqui nos comentários ou na página do facebook do projeto, afinal de contas, ele merece!

Obrigado mais uma vez Mike pela conversa e pela inspiração! E a todos por acompanharem!

Leia mais sobre Mike Azevedo:

Scott Robertson e sua carreira como artista e educador

Scott Robertson é um dos profissionais mais conhecidos do mundo do concept design para a indústria de entretenimento. Fez carreira dentro do Art Center College of Design, primeiro como aluno, depois como professor e até como diretor do curso de Entertainment Design.

Ele também desenvolveu ao longo dos anos uma sólida carreira de freelancer, tendo trabalhado em filmes como Minority Report e para as indústrias de ciclismo e carros como designer de produtos. Finalmente, é fundador da Design Studio Press, editora e publisher de livros voltados para a indústria do entretenimento e educação artística, englobando uma vasta gama de títulos. A imagem abaixo da uma idéia da quantidade de publicações da empresa:

Muitos destes títulos serão discutidos aqui no blog, pois estão entre os melhores em suas respectivas áreas.

Seguem alguns links interessantes do Scott:

Outras entrevistas no Youtube:

The Gnomon Workshop - Com uma lista dos DVDs publicados por ele através da Gnomon

Também existem alguns posts sobre ele no blog TheCAB, em português. Segue o link.

Exemplos de seus trabalhos:

Todos os que querem seguir uma carreira na indústria de entretenimento e/ou design de produtos tem que conhecer a trajetória e o que tem a dizer este mestre. Assista aos vídeos, leia a respeito, informe-se. Tentarei fazer mais publicações discutindo textos, livros e videos específicos publicados por ele no futuro.

Por fim, seguem as referências de algumas das publicações de sua autoria, para quem quiser comprá-las pela Amazon:

Lift Off
By Scott Robertson
BLAST: spaceship sketches and renderings
By Scott Robertson, Daniel Gardner, Annis Naeem
How to Render: the fundamentals of light, shadow and reflectivity
$24.07
By Scott Robertson, Thomas Bertling

Estou testando este formato de apresentar alguns dos artistas que serão discutidos no blog, tanto como forma de não ter de descrevê-los extensivamente em outras publicações, assim como mostrar àqueles que não os conhecem alguns dos principais nomes do mercado. O que vocês acham?

Mais uma vez, obrigado por acompanharem!