Além da superfície - Investingando o Concept Art no entretenimento

Este post é um complemento à palestra que dei na Escola R.evolution em Curitiba. Segue o vídeo para quem não viu:

Desde que comecei o Brushwork Atelier, quase um ano atrás, não imaginei que começaria um post assim, mas aqui vai. Este post pode conter SPOILERS!!! Se você não jogou Uncharted 4, está esperando o que?

Muitos dos assuntos discutidos na palestra não estarão detalhados neste post, mas sim uma coletânea das referências citadas na mesma. Para começar, antes de entrar especificamente no Uncharted 4, seguem os links das fantásticas palestras do artista Mike Hill:

Conheça também um pouco de seu trabalho pelos links abaixo:

Você também pode aprender mais com ele sobre design em seus tutoriais do Gumroad. Seguem alguns previews:

Agora sim, vamos ao Uncharted 4 e as referências do mesmo.

Imagino que você, assim como eu, já pensou um dia em trabalhar na Naughty Dog. Ou alguma outra empresa que faz os jogos que você joga ou que jogou muito no passado. São aqueles bons e velhos empregos "dos sonhos". Mas quero aqui questionar o seguinte, você sabe realmente o que faria neste emprego dos sonhos? Neste outro post, onde discutimos o que é concept art, por exemplo, já começamos a nos questionar quanto a este assunto. Neste post, quero adotar uma visão um pouco mais ampla e tentar utilizar este belo exemplo como um estudo de caso.

Para quem não conhece nada do jogo, seguem alguns trailers de divulgação para que vocês entendam pelo menos um pouco do contexto e quão bonito o produto final ficou. Infelizmente só aqueles que jogaram, saberão o quanto o storytelling também é fantástico, com um roteiro envolvente e personagens que vem sendo trabalhados há uma década.

Normalmente quando nos perguntamos como algo foi feito, vamos direto para os making ofs. E esta é uma ótima ferramenta, porém, como artistas investigativos este deve ser somente o ponto de partida. Seguem alguns exemplos divulgados pela Naughty Dog. Este primeiro tem uma abordagem histórica muito interessante sobre toda a saga. É impressionante perceber os avanços tecnológicos que aconteceram desde 2007.

Mas estes são muitas vezes rasos demais para o que estamos procurando, que é entender como este jogo foi feito, que tipo de profissional atuou nele e onde podemos um dia nos encaixar, ou não. Para isso, seja um jogo ou um filme, sempre terão créditos aos profissionais envolvidos, as famosas "letrinhas". É nelas que encontraremos muitas informações sobre decisões visuais e capacidades técnicas necessárias para atuar no mercado. Vale citar que manteremos grande foco no concept art, mas o mesmo vale para todas as áreas, até mesmo fora das artes.

Vamos começar, por exemplo, por quem guia a direção visual de um projeto como estes, isto é, os Diretores de Arte. Estes trabalham diretamente com a diretoria do jogo em si para definir quais soluções visuais serão adotadas, seja em ambientação, estilo, detalhamento, etc. E quem são os diretores de arte de Uncharted 4?

E quem são Erick Pangilian e Robh Ruppel?

Erick Pangilian, pelo que eu consegui garimpar na internet, desenvolveu sua carreira na modelagem 3D até chegar ao cargo de diretor de arte na Naughty Dog. Não sei exatamente a sua atuação no Uncharted 4, mas acredito que teve um caráter mais voltado para a produção em si. Se alguém tiver mais informações, por favor, nos fale nos comentários. Segue o link de uma entrevista com ele:

http://www.shacknews.com/article/87709/naughty-dog-art-director-discusses-30-years-of-innovation

Robh Ruppel é um conceituado concept artist e diretor de arte. Além disso, também é um grande educador, tendo materiais fantásticos de palestras e impressos. Veja um pouco de seu trabalho:

Arte de Robh Ruppel

Arte de Robh Ruppel

Arte de Robh Ruppel

Arte de Robh Ruppel

Veja mais pelo link: http://www.robhruppel.com/

Em uma busca rápida no Google você pode descobrir tanto seus livros já publicados, quanto lugares onde palestrou e onde deu aulas. Vamos ver alguns exemplos.

O livro publicado por ele através da Design Studio Press é de extrema importância para todo artista e principalmente para os pintores digitais. Seu processo bem gráfico, é uma aula de simplificação de shapes, texturas e leitura. Segue o review que fiz e o link da amazon:

Neste outro vídeo, feito para a revista Imagine FX, podemos ver um pouco mais de seu processo:

Dentro do processo de trabalho, Robh sugere o uso de todas as ferramentas que fizerem sentido para o seu processo pessoal. No caso de Uncharted 2, foi usado o software SketchUp para muitos dos block-ins de cenários.

Este post abaixo discute mais profundamente este assunto:

http://www.sketchupartists.org/spotlight/artists/robh-ruppel-google-sketchup-in-game-design/

Também é possível assistir palestras dele como da CTN, neste link: https://vimeo.com/23653616

E também na GDC Vault, repositório online das palestras feitas nos eventos da Game Developers Conference ao redor do mundo. Algumas destas palestras fazem parte do pacote pago do site, mas também existe muito conteúdo gratuito.

Na minha opinião, as discussões geradas na GDC são essenciais para a evolução do mercado de games e consequentemente uma das mais valiosas fontes de informação para os estudantes. Muitas vezes estes conteúdos são ignorados até dentro de instituições formais de ensino de jogos, o que acho no mínimo contraditório, mas vamos deixar isso para outro post. Por enquanto, seguem os links das palestras de Robh Ruppel e de outros funcionários da Naughty Dog:

Antes de seguir analisando os outros artistas, vale acrescentar um post do site ArtStation reunindo inúmeras artes do Uncharted 4. Acesse pelo link: http://magazine.artstation.com/2016/05/uncharted-4-art-blast/

Environments (Cenários)

Assim como na palestra, vou dar ênfase da análise aos concept artists de environments, porém esta mesma ideia pode ser expandida para diversos contextos. Para motivar esta conversa, vamos ver alguns vídeos com os ambientes do jogo (estes contém spoilers):

Impressionantes, não?

Concept

Quem são os concept artists destes environments? Esta abaixo é a lista de concept artists segundo os créditos do jogo, porém somente alguns atuam especificamente com cenários.

Estes são:

Nick Gindraux - https://www.artstation.com/artist/ngindraux
Eytan Zana - https://www.artstation.com/artwork/YKayb
Aaron Limonick - https://www.artstation.com/artist/limonick
John Sweeney - https://www.artstation.com/artist/johnsweeney
Nicholas Schumaker - https://www.artstation.com/artist/nicholasschumaker

Além de suas páginas no ArtStation, vamos olhar mais algumas informações que consegui encontrar na internet.

Nick Gindraux

Entrevistas

Tutoriais

Tutoriais

https://gumroad.com/sweeney1987#

Nicholas Schumaker entrou recentemente na Naughty Dog e acredito que está no começo da carreira, sendo assim existe menos conteúdo sobre ele na internet.

Seguindo está linha de discussão, eu certamente incluiria na lista de artistas interessantes a ouvir Maciej Kuciara e Shaddy Safadi. Vamos ver alguns links também:

Maciej Kuciara

http://www.kuciara.com/

https://www.artstation.com/artist/maciej

Entrevistas

Tutoriais

https://gumroad.com/onepixelbrush#

Modeling

Na sequência, vou listas alguns outros materiais sobre artistas e ramos de atuação dentro da Naughty Dog e que consequentemente atuaram em Uncharted 4.

Seguem os créditos, ou as "letrinhas":

Lighting

Créditos:

E o ArtStation do brasileiro que foi Lead Lighting Artist do projeto:

Leandro Amaral - https://www.artstation.com/artist/leandroamaral

Esta conversa abaixo é com a artista Vivian Ding, que não trabalha mais na Naughty Dog, porém ela fala do processo usado para o jogo The Last of Us. Uma palestra semelhante pode ser encontrada no GDC Vault.

Characters (Personagens)

Concept

E estes abaixo são os concept artists envolvidos com os personagens:

Richard Lyons - https://www.artstation.com/artist/richard_lyons
Hyoung Nam - https://www.artstation.com/artist/htnam
Ashley Swidowski - https://www.artstation.com/artist/aswidowski
Alexandria Neonakis - https://www.artstation.com/artist/alexneonakis

Modeling

Este link apresenta uma discussão sobre o processo de criação de modelos de personagens para o jogo. O vídeo do post está faltando, mas acredito que seja este linkado logo abaixo aqui no post.

http://blog.digitaltutors.com/breakdown-character-design-uncharted-4-thiefs-end/

Créditos

Links para o ArtStation:

Colin Thomass - https://www.artstation.com/artwork/xZkOm
Soa Lee - https://www.artstation.com/artist/soalee
Yibing Jiang - https://www.artstation.com/artist/yibingjiang
Jaehoon Kim - https://www.artstation.com/artist/jaehoon3d
Adam Scott - https://www.artstation.com/artwork/m5kVd
Adam Skutt - https://www.artstation.com/artist/adamskutt
Byunghwa Jung - https://www.artstation.com/artist/bjung
Corey Johnson - https://www.artstation.com/artist/coreyj
Glauco Longhi - https://www.artstation.com/artwork/KymNr
Frank Tzeng - https://www.artstation.com/artist/frank_tzeng

Fiz uma entrevista com o artista brasileiro Glauco Longhi, que participou da produção do jogo. Você pode conferi-la no vídeo abaixo:

Algumas outras entrevistas e palestras das equipes de Characters da Naughty Dog:

Por fim, alguns outros vídeos relacionados a parte visual das produções:

Espero que este conteúdo possa ajudar na trajetória de cada um. Lembre-se sempre que não existe fórmula pronta e nem caminho certo. Este é só um exemplo da carreira de alguns artistas em um contexto específico. Experimente, descubra, seja curioso e vá desenvolvendo seu próprio trabalho e seu próprio caminho!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com os amigos através do botão de Share logo abaixo do post! Se inscreva também na lista de e-mails e na página do Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

Muito obrigado por acompanhar e bons estudos!