Tutoriais de alta qualidade e baixo custo para o aprendizado dos fundamentos do desenho

Realmente vivemos uma revolução da disponibilidade de informação. Hoje em dia, via internet temos acesso aos melhores artistas em atividade e a tanto seus processos criativos atuais quanto as bases sólidas sobre as quais desenvolveram suas carreiras.

Venho em meus últimos posts desenvolvendo um trabalho de informação sobre o aprendizado do desenho e seus fundamentos, sempre trazendo cursos, tutoriais e livros para aqueles que quiserem se aprofundar nos assuntos.

Abaixo estão os links para os outros posts de desenho para aqueles que não os leram:

No caso deste post, não é diferente, porém tive que fazer uma publicação exclusiva para tentar enfatizar a importância desta página, o Foundation Patreon, e desse movimento de valorização dos fundamentos artísticos.

É muito interessante ver que artistas como John Park, um dos maiores concept artists em atividade, sobre quem já falamos neste outro post, achem extremamente necessário o estudo destes conceitos e técnicas a ponto de dedicar toda uma série de tutoriais para os mesmos.

 Arte de John Park

Arte de John Park

Nesta página ele se junta aos artistas Daniel Park e Matthew Zikry para trazer material de altíssima qualidade nos tópicos de Desenho, Design e Pintura Digital. Segue um vídeo apresentando um pouco do que o projeto tem a oferecer:

Foram 13 tutoriais lançados até o momento desta publicação e muito está por vir. Eles anunciaram uma reformulação na grade de assinaturas, que discutiremos mais para frente, já a partir do mês que vem, fevereiro. Todos os tutoriais anteriores também estão disponibilizados em uma página do Gumroad do projeto, porém um pouco mais caros do que no Patreon.

Vou discutir brevemente cada um dos tópicos abordados, posicionando os vídeos lançados até aqui e exemplos de aplicações pelos próprios artistas do site.

Desenho

Já discutimos bastante aqui no blog o desenho baseado em formas geométricas simples, principalmente no post sobre o poder das caixas. Neste também falamos de técnicas de aquecimento, desconstrução e renderização de objetos, assim como de cursos como Dynamic Sketching.

Esta sessão do Foundation Patreon trata especificamente destes tópicos, como você pode ver nos exemplos abaixo. Cobrindo também aquecimento, desenvolvimento de habilidades manuais, aplicação de texturas e redução de objetos complexos a formas simples. Seja para elementos inorgânicos como nestes dois vídeos:

 Arte de Daniel Park

Arte de Daniel Park

Ou orgânicos, como no caso de animais e plantas.

Seguem dois exemplos do trabalho do instrutor dos vídeos, Daniel Park:

 Arte de Daniel Park

Arte de Daniel Park

 Arte de Daniel Park

Arte de Daniel Park

Foram poucos tutoriais dos fundamentos do desenho até o momento, então espero muitos outros tópicos para os próximos meses, principalmente sobre perspectiva e construção de formas complexas.

Como alternativas para estes tutoriais, citamos várias referências aqui no blog nos outros posts sobre desenho, porém, se pudesse sugerir somente uma delas diria o livro How to Draw, de Scott Robertson. Você pode acessar o post que fiz sobre o livro clicando aqui ou acessar a página do mesmo na Amazon neste ícone ao lado.

Design

O segundo tópico coberto é o Design, ponto no qual os instrutores têm muitas experiência. Estes tópicos já foram cobertos em uma gama ampla de vídeos, que discutiram desde silhuetas, idealização, pesquisa até a realização dos designs. Seja para personagens, veículos, cenários ou objetos, existem conceitos fundamentais de design que se aplicam a todos os casos. Seguem três vídeos relacionaos ao uso de silhuetas, geração de idéias e aplicação em personagens:

E abaixo alguns exemplos de trabalhos de John Park utilizando estas técnicas:

 Arte de John Park

Arte de John Park

 Arte de John Park

Arte de John Park

Também foram publicados vídeos aplicados ao desenvolvimento de cenários e objetos para popular cenas, como estes dois abaixo:

E alguns exemplos de aplicação destas técnicas, também por John Park:

 Arte de John Park

Arte de John Park

 Arte de John Park

Arte de John Park

E um exemplo de Matthew Zikry:

 Arte de Matthew Zikry

Arte de Matthew Zikry

Também podemos utilizar muitos elementos reais e fazer alterações para atingir novos designs, como mostram estes outros dois tutoriais:

Além da realização dos cenários na linha, John também apresenta técnicas para iluminar suas cenas, ainda pensando em Design, trabalhando contrates, pontos focais e leitura.

Exemplos do trabalho de John Park neste tema:

 Arte de John Park

Arte de John Park

 Arte de John Park

Arte de John Park

John também tem um tutorial a parte em seu Gumroad sobre o assunto, cobrindo a execução de alguns destes exemplos que acabei de mostrar:

Utilizando todas estas técnicas e muito treino, podemos chegar a resultados como estes abaixo:

 Arte de John Park

Arte de John Park

 Arte de John Park

Arte de John Park

 Arte de John Park

Arte de John Park

 Arte de John Park

Arte de John Park

Esta parte realmente é bem difícil de se encontrar materiais que substituam em livros. Existem muitos cursos de Design, incluindo os dados por Daniel Park e John Park na Brainstorm School. Se eu tivesse que sugerir um livro, diria o The Skillful Huntsman, que mostra a trajetória de alunos do Art Center College of Design na construção de um mundo fictício. Segue o link na Amazon ao lado, compra muito recomendada.

Digital

Por fim, mas não menos importante, o site também tem uma série de tutoriais voltados para o meio digital. Inclusive, eles disponibilizaram em seu Gumroad um tutorial com os básicos do Photoshop de graça, vale a pena conferir clicando aqui.

Do Patreon mesmo só foi disponibilizado um tutorial até o momento, cobrindo a iluminação de elementos geométricos simples. Acredito que nos meses que virão muitos outros tópicos serão abordados, como materiais, transparência, refração e cores por exemplo. Os tutoriais atualmente tem sido gravados por Matthew Zikry.

Esta imagem abaixo foi divulgada recentemente e será a parte digital do pacote de fevereiro.

Como alternativa também existem muitos materiais pela internet, incluindo o site Ctrl+Paint, ótimo recurso de pintura digital. Ainda não entrei especificamente em valores nos posts, então no futuro ainda teremos muito o que conversar. Se tivesse que sugerir livros sobre iluminação e render, certamente iria com o How to Render, também de Scott Robertson, e Color and Light, de James Gurney. Os links na Amazon dos livros estão aqui ao lado e abaixo.

Nova estrutura

A partir de fevereiro, o projeto terá uma estrutura diferente de pagamentos, sendo agora composto por três categorias.

A primeira e mais barata, incluirá uma nova série de tutoriais, conceitos básicos do desenho, custando apenas 1 dólar por mês.

Nas demais, os vídeos seguem as classificações que apresentamos e custarão 5 dólares na Tier 2 e 10 dólares na Tier 3, onde você tem ainda feedback e acesso a um blog exclusivo. A compra conjunta dos tutoriais gera descontos.

A imagem abaixo ilustra a estrutura com todos os seus valores e suas possibilidades de compra. 

Uma alternativa para todos estes tutoriais é o programa de Mentorship Uninstructed A - Foundation da Brainstorm School, com John Park e James Paick.

James também possui seus próprios Patreon e Gumroad com muitos tutoriais e tipos diferentes de feedback. Vale a pena conferir!

Sei que passamos por uma fase complicada em termos de moeda estrangeira, porém estes valores são muito acessíveis até mesmo nesta situação, principalmente para conteúdos tão difíceis de se encontrar. Se você preferir, pode esperar e comprar pontualmente os vídeos pelo Gumroad, porém eles costumam sair pelo dobro do preço da assinatura no Patreon.

Espero que seja útil e que tenham gostado deste formato menos conceitual e mais prático, trazendo referências reais e em tempo real do que e onde podemos estudar. Deixem seus comentários, críticas e sugestões nos comentários.

Gostou do conteúdo? Acredita que poderia ser interessante para outra pessoa? Compartilhe com ela através do botão de Share logo abaixo do post! Se inscreva também na lista de e-mails e na página do Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

Muito obrigado por acompanhar!